1. Leia a tudo o que puder em inglês
Literatura clássica, livros de capa dura, jornais, websites, emails, seu feed nas redes sociais, a caixa de cereais que tira todos os dias do armário: se está em inglês, leia!
Irá adquirir muito vocabulário novo desta forma. Isto te ajudará a melhorar rapidamente, uma vez que a exposição a vocabulário novo e outro que já adquiriu antes te dará exemplos em vários contextos, o que por sua vez serve para reforçar estas palavrinhas na tua cabeça.
Por outro lado, aprender novas palavras e expressões é essencial para construir um vocabulário vasto, especialmente numa língua como o inglês, que contém tantas palavras! No entanto, não se limite a ler e seguir em frente – depois disto terá que…
2. Tomar notas do novo vocabulário
Esta dica é um clássico por uma simples razão: funciona! Quando aprende o que quer que seja, parece que nunca mais irá esquecer porque o entusiasmo é tanto que não para de repetir a palavra, expressão ou conceito.
Mas acredite em nós, nem tudo é fixado de primeira. Para que consiga combater isto, crie o hábito de andar sempre com um caderninho do lado ou com o seu smartphone para que possa usar o Evernote ou algo semelhante.
Sempre que ouvir uma nova expressão ou palavra, anote no contexto em que a viu: ou seja, escreva numa frase e com o seu significado anotado. Isto vai fazer com que poupe tempo, uma vez que não terá dúvidas sobre o que ela significa no outro dia.
3. Fale com pessoas reais
Para que serve uma língua senão para comunicar? Claro que nós humanos ficamos experts em nos comunicar sem termos que abrir a boca – obrigado Whatsapp! – mas, no final das contas, está provado que se aprende uma língua muito melhor ao praticá-la na conversação (melhor do que escrever ou ler o que quer que seja). Pense em quantas vezes ouviu pessoas dizerem que conseguem entender o inglês mas não conseguem falar.
Muitos destes pseudo-falantes de inglês transformaram o ato de falar a língua num bicho de sete cabeças e formaram uma barreira linguística tão forte que só serve para criar problemas desnecessários. Não seja essa pessoa.
Procure pessoas nativas com quem possa conversar informalmente (a internet ajuda muito) ou inscreva-se num curso de inglês online, por exemplo.
4. Inscreva-se em podcasts ou canais de YouTube em inglês
Gostas de humor? Política? Culinária? Com canais que abrangem todos os tópicos que possa imaginar, existe sempre um canal no YouTube ou um Podcast em inglês para você! Inscreva-se em alguns e ouça enquanto dirige ou enquanto vai para a escola ou para o trabalho.
De início, pode achar os sotaques nativos difíceis de entender, mas seja perseverante e começará a compreender mais cedo do que pensa (com certeza irá aprender um imenso vocabulário novo).
5. Faça intercâmbio no exterior
Se existir alguma maneira mais eficiente de aprender inglês do que viver e estudar num país onde esta seja a língua oficial, nós adoraríamos saber! Não é segredo que o inglês é a língua mais falada no mundo e tem uma longa lista de países para escolher.
Poderá definir o seu ambiente de aprendizagem baseado no hemisfério, tempo ou cidade favorita. Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda, EUA, Canadá e África do Sul são apenas alguns dos lugares que pode escolher.
6. Aproveite os seus amigos
Você tem amigos que postam online em inglês? Não faça vista grossa para os posts só porque você não consegue entender, dê uma lida em tudo o que eles compartilham e comprometa-se a explorar um ou dois por dia. Podem ser desde notícias, artigos de revista, vídeos, podcasts, posts de blog, canções ou outra coisa qualquer: se é em inglês e o tópico te interessa, será útil para a sua aprendizagem!
0 Comentários